História do slot

 

O início dos Slots...

 

Em 1908 a "Ives Manufacturing Co." (Connecticut USA) teve uma primeira aproximação com modelos de motor de corda mas foi abandonado o projecto. Um ano depois em 1909 a "Märklin Bros." na Alemanha montou e expôs uma linha de comboio onde circulava um carro mas... as rodas nem no chão tocavam. Foram estas as primeiras e pálidas aproximações ao que chegaria mais tarde.

 

Em 1912 a "Lionel Manufacturing Co.", uma firma americana reputada pelo fabrico de comboios eléctricos miniatura colocou-se na aventura dos Slots. J. Lionel Cowen registou a patente para esta novidade e a ele devemos os nossos queridos Slots. O modelo que esteve na origem dos Slots foi um modelo à escala 1:24 (mais precisamente 1/2" polegada para 1 pé, uma vez que a origem era americana) e não era mais do que uma reprodução razoavelmente detalhada de um carro americano, nomeadamente um "STUTZ BEARCAT".

    

Nesta altura, por outro lado, tivemos a 1.ª Guerra Mundial, anos mais tarde a Grande Recessão Económica e os Slot Cars quase desapareceram.


Posteriormente, nos EUA, no pós guerra (1929 a 1935) desenvolviam-se competições para comboios, onde estava inserido o Sr. Lionel, o pai dos Slot Cars. Um belo dia do ano de 1930, o Sr. Louis H. Hetz, que era um fanático de comboios, teve a ideia de colocar, no meio do circuito de carrinhos do Sr. Lionel, alimentações independentes para cada carro com uma resistência no meio, de modo a poder variar a velocidade de cada carro independentemente, estávamos assim na origem dos comandos individuais (que normalmente chamamos de "punhos") dos carros.

 


O Sr. Hertz organizou um evento e convidou o Sr. Lionel a assistir, apresentando-lhe a ideia, como uma forma de fazer competições com as Pistas/Carros da sua companhia. O Sr. Lionel não ficou minimamente impressionado, não demonstrou o mínimo interesse e disse ao Sr. Hertz que devia ser a única pessoa no mundo a pensar que teria qualquer interesse fazer competição deste tipo de carros. O Sr. Hertz não se desmotivou e continuou a organizar eventos com os seus carros controlados individualmente.

          

No entanto e ao longo do tempo, foi-se tornando óbvio que, o modo de colocação do carro na pista (similar ao dos comboios) com um rail central, era impeditivo de maior desenvolvimento. Daí a necessidade de substituição do rail central por um rasgo na pista (com a consequente modificação dos carros) de modo a desenvolver esta actividade.

 

Estávamos nos anos de 1935-1936 quando, após a Grande Recessão, os fabricantes de brinquedos sobreviventes (a maioria faliu durante a crise económica) procuravam novas formas de fazer negócio. Destes a “Louis Marx & Co.” e a “Dorfman Co.” nos USA e as Märklin Bros, Lehman, Hamley Bros e a Tipp & Co. na Europa (Inglaterra e Alemanha) adquiriam posições de liderança e começaram a desenvolver os slots.


Destes “ensaios” os mais relevantes foram os da Märklin em 1935 quando desenvolveu uma pista com duas calhas com 10cm de largo, mas com a particularidade de os dois carros não conseguirem correr lado a lado, esta pista foi um “flop” e mais uma vez coube a primazia aos USA de fazer uma pista onde finalmente se podia competir. Esta “proeza” esteve a cargo da “Louis Marx & Co.” a qual, em 1936, fez uma pista para dois carros, em forma de (8) na escala 1/64. A pista ocupava um espaço de 1,70m 0,81m.


Este grau de miniaturização tinha vários inconvenientes, as pistas eram extremamente caras, os carros eram tão pequenos e andavam tão pouco que o público em geral não aderiu como se esperava a esta pistas. No entanto foram estas as primeiras pistas onde foi possível fazer competição de slot cars, dado serem as primeiras e durante muito tempo (foram fabricadas até meados dos anos 40) as únicas onde era possível dois carros correrem lado a lado.

Em 1952, uma empresa inglesa “Minimodels Ltd” propriedade do Sr. B. F. Francis registou a patente de um Jaguar XK 120 Sports à escala de 1/32 e vendia-o com o nome de SCALEX.

A partir de 1954 a empresa entrou na produção e venda em massa (a preços muito acessíveis, £5.19 um circuito com 2 carros) de diversos modelos de carros de Grand Prix, os SCALEXTRIC, mas agora à escala de 1/28.


Ao mesmo tempo o Sr. Francis pensou e elaborou um sistema no qual registava a morada dos seus clientes e assim publicitava-lhes directamente por correio as ultimas informações e inovações, bem como os locais e as datas das provas que realizava com estes bólides. O Sr. Francis foi o “Pai” da organização de provas e dos campeonatos de Slot Cars. O Sr. Francis realizava provas de Slot Cars por todo o lado, deu a conhecer estes bólides por todo o lado e, consequentemente, nesse Natal de 1954 estes modelos foram um tremendo sucesso de vendas.

Coube então a vez da conquista dos USA. Nem tudo foram rosas mas, pelo ano de 1958 a SCALEXTRIC era a marca mais famosa e conhecida em toda a América, na Europa e consequentemente, a nível mundial.


Assim podemos nomear a SCALEXTRIC como “A” marca que influenciou o desenvolvimento e a implantação dos Slot Cars e do Slot Racing a nível mundial.

 

Actualmente existem no mercado dezenas de marcas fabricantes destas mini réplicas, cabendo aos próprios fabricantes, clubes e revendedores a promoção desta modalidade bem como os respectivos campeonatos regionais, nacionais, europeus e mundiais.

 

Fonte:

Texto: http://go-slot.blogspot.com/

Fotos: Slotaditos

 


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